quarta-feira, março 16, 2005

PT Comunicações

Provavelmente a empresa do Grupo Portugal Telecom que mais dispensará apresentações. Responsável pela rede fixa e ainda mais arrojadamente pela sua reinvenção, a organização vive tempos distantes daqueles em que era monopolista pura. De facto a criatividade dos seus concorrentes em desenvolver novos produtos de telecomunicações para a rede imóvel não a deixa descansar à sombra do seu próprio tamanho. Um exemplo é o novo Optimus home. Mas a PTC não vive só da sua herança histórica, pelo contrario conseguiu encetar com algum sucesso um emagrecimento do peso de um funcionalismo publico que a caracterizava, possuindo gestores com visão estratégica e vontade de a transformar em missão. Não só do ponto de vista das vendas como também internamente com politicas que tendem à satisfação dos colaboradores, transmitindo este bem-estar por sua vez ao seu mais importante activo de retorno financeiro: o cliente. O produto PT Noites+ vai de encontro à referida dinâmica e inovação, ponto-chave num mercado concorrencial, que mais que beneficiar o consumidor final, acresce valor à própria companhia. Quem não pensar assim decerto não terá cadeira executiva no edifício laranja das Picoas, cor das comunicações ou de outra arte de comunicar. PT Noites+ destina-se ao segmento doméstico/residencial optimizando os recursos da rede em períodos de maior vazio do seu diagrama de carga. Até aqui irrepreensível. Da promoção deste, que nos tem inundado os sentidos não poderei dizer o mesmo. A aposta em cidadania e responsabilidade social é hoje em dia uma vertente de gestão que assume cada vez mais uma relevância que no limite tenderá a factor crítico de sucesso. É um aspecto que de facto a PT não descura dando o mote para a minha critica relativa à campanha publicitária associada. Em produtos deste tipo a introdução de humor penso ser uma mais valia, conseguindo-o por intermédio dos muitos bocejos que assistimos. É o reverso da medalha que não assenta nas directrizes promovidas pela empresa por detrás das noites em branco. Pessoas que passam o dia inteiro a abrir a boca inclusive nos seus locais de trabalho não abona em nada um dos nossos principais desígnios nacionais: a tão desejada Produtividade. Que grande exemplo a empresa que aspira à excelência, ao state of the art empresarial como que a promover o sonambulismo diurno devido a chamadas noctívagas, como que a potenciar um hábito prejudicial ao desempenho ao invés de o desincentivar ou pelo menos o ocultar. Seria interessante assistir à reacção de Miguel Horta e Costa que ao invés de receber um bom dia ou boa tarde ouviria um aaaahhhhii de metade dos seus “Estou ligado”…Havia logo uma reunião de emergência para reformular a estratégia de activos humanos…De facto a máxima de Pedro Santana Lopes que acabou por se revelar mínima nas ultimas legislativas só saiu a perder com esta opção criativa. Por acaso até são exemplos negativos convergentes. O próprio Dr. Santana enquanto primeiro-ministro relâmpago não deixou os hábitos que lhe levariam ao bocejo, não fosse ele politico…Os factores nocivos da campanha não acabam por aqui. Um estudo recente demonstra que os portugueses são o povo não só da Europa como de outros pontos do globo que se deita mais tarde. Sinal de produtividade é que não é. Se calhar sai-se tarde dos empregos por que fica bem perante a chefia estando de facto a navegar-se por todo lado menos pelos problemas profissionais. Não fica nada bem é à família cujos hábitos tardios a empurram cada vez mais para a desintegração. Bem são 18h, estou cansado, vou sair, consegui organizar as minhas tarefas e munir-me dos instrumentos necessários à sua concretização, mas mesmo tendo sido produtivo vou ter de pensar na resposta à pergunta “Já?” ou “Isto não é a função pública…”. “É verdade, mas eu não aderi ao PT Noites+…”
A campanha publicitária pode e deve dar largas à criatividade mas sempre em sintonia com os valores mesmo que aparentemente dissimulados da organização em causa. O limite não é a imaginação, é a inteligência. Minha sugestão:

PT Noites+
O canal que faltava

Acabe com os Dias-