quarta-feira, janeiro 19, 2005

Optimus

Apesar do nome mais criativo e de subentender positivismo ocupa o último lugar no ranking de cota de mercado em termos de comunicações móveis nacionais. Não por não ser óptima, mas por ter sido a derradeira a chegar até nós. O atraso paga-se e a Optimus seguiu e sentiu na pele a dificuldade em atingir o turn-over. Se há desfidelização de clientes mais difícil, essa deve ser na telefonia móvel, pois que cada individuo tem um conjunto de contactos maioritariamente de uma mesma rede usufruindo por isso das vantagens conhecidas. A operadora gerida pelo filho do patrão da Sonae conseguiu no entanto absorver uma percentagem razoável de novos utilizadores de telemóveis, algum segmento empresarial relevante, ainda alguns milhares de clientes descontentes oriundos da concorrência e uns outros tantos quase virtuais que a utilizam só para os tais amigos fora da rede principal. Não obstante, não tem sido pêra doce, esta é mais para o Continente, permanecer no ténue sol deixado pelo eclipse quase total dos dois grandes astros móveis. Veja-se o desfecho da Oniway, quarta detentora de licença UMTS, que segundo alguém disse necessitava de 20% de quota operacional para ter viabilidade. Se a TMN tem 50%, a Vodafone trinta, se à maior empresa da Sonae.com resta a corda bamba, à quarta só o que veio a suceder. Viabilidades financeiras à parte, há porém uma característica em que a Optimus é líder de mercado: Publicidade. Sem dúvida a mais criativa, apelativa, onde o bom gosto surge em cada anúncio, cada spot. Ironicamente a referência especifica relativa à terceira geração, 3G, não deixa de decepcionar, indo na linha do “Segue o que sentes”. “Sente a força da 3ª geração” é algo extenso e perplexamente óbvio. Talvez fosse preferível fazer como o gigante vermelho que anda de Ferrari e é amigo de David Beckam, cuja 3G é rematada com a habitual “How are you?”. A TMN e muito bem criou “Veja como fala”. Eu “criei” para a Vodafone, uns quantos artigos atrás, “You’re Fine!”. A Optimus não poderia ficar atrás. Vou então sugerir, apostando em simplicidade criativa, o novo spot Optimus 3G. Paulo, pagas-me depois ou então avio-me no Continente a custo zero de forma vitalícia, que é quase a mesma coisa…

Faça-se ver!