segunda-feira, novembro 22, 2004

Campanha Contraceptiva

Arranca hoje mais uma iniciativa que visa o esclarecimento e a consciencialização da opinião pública para a temática da contracepção aliada à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Deste objectivo surgiu o lema “A Dois: Partilhar a Prevenção”. Tal como as campanhas de prevenção rodoviária e outras cujo intuito é fundamentalmente mudar comportamentos, também esta adopta um texto sério e objectivamente real. Não me choca e aparentemente só desta forma as pessoas acreditam que não só aos outros acontece. Não obstante, penso que, com toda a seriedade que as mesmas merecem, um pouco de humor não negro, acresce como alguma vantagem em panoramas, esses sim já de si negros, onde por vezes surge uma carga dramática excessivamente valorizada. Qualquer dia as pessoas têm medo de conduzir o seu automóvel, ou beber contidamente à refeição, ou dar uma passa num cigarro, ou fazer amor mesmo em segurança. Não será o caso da “A Dois: Partilhar a Prevenção” que de facto não sobrevaloriza a tragédia, embora não deixe de lembrar um qualquer programa do renovado canal alternativo da RTP. Eventualmente este slogan até foi “home made” não tendo sequer passado pelas mentes brilhantes da criação publicitária profissional. Se assim foi está até muito bem, aliás só superado pelo meu:

Se (1+1≠2 ou 1+1=0) Então usa preservativo. É uma questão de lógica.