segunda-feira, novembro 15, 2004

Brainstorm Público1

Os Brainstoms Públicos destinam-se a introduzir momentos de humor e de alguma palhaçada entre artigos seriamente criados. Dotam o autor de liberdade para o devaneio politico-cultural deste nosso desbotado Portugal.

Por exemplo Saúde Pública. Com a polémica habitual ao redor deste direito constitucional, listas de espera, modelos de gestão privada vulgo SA, proposta de taxas moderadoras diferenciadas consoante declaração de rendimentos (what a joke!), impotência disciplinar por parte da IGS nos hospitais-empresa, etc, etc. Como é que o governo poderia inverter esta imagem sustentada no caos negativista, transformando-a não em ameaça, mas em oportunidade? Contratando a You Я Spot®!
Antes do lançamento do futuro polémico projecto-lei sobre a subsidiação da saúde com imposto sobre imposto (por acaso o governo deveria criar mais este tipo de taxa contributiva apelidando-a exactamente de ISI, pois que me lembre já não será inédito, quando compramos um automóvel pagamos IVA sobre um preço já afectado do IA), a tal proposta de taxa “diferenciadora de classes”, já estou a ver outdoors por todas as cidades:

Sabemos que o SNS anda doente por não ter dinheiro. Quer ficar assim?! Contribua para as suas melhoras. Portugal e você agradecem*
O governo
*Querem saúde com qualidade e sem dívidas, não querem? Se os ricos não pagam por que declaram prejuízo nas suas empresas, se os pobres nem dinheiro têm para mandar cantar um cego, que é que estavam à espera Classe Média?